domingo, 13 de abril de 2014

Cubismo

Cubismo

História

O Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, como contrapartida a diversos acontecimentos da época como a segunda guerra-mundial. Com a ideologia: “Questionar o legado cultural deixado pelo século XX, cujos padrões acadêmicos, baseados numa arte cristalizada e conservadora, não eram mais vistos de maneira plausível”. Tendo como principal representante um espanhol chamado Pablo Picasso com sua obra: Les Demoiselles d''Avignon em Paris, sua tela retratava nudez feminina de uma forma um quanto peculiar, aonde as formas quase perfeitas, deram lugar a figuras geométricas.

                                                             Características do Cubismo

A arte do cubismo destaca-se pela excentricidade de suas obras em que, desprezão toda e qualquer semelhança a natureza dos objetos, utilizam-se de formas geométricas em comum, como cubos e cilindros, expondo o ponto de vista do objeto, de cada perspectiva da visão do artista, exemplo: Para se pintar uma caneta é necessário pintar a frente da caneta e logo após encontrar outro ponto de vista para ser expressa na obra.

Alguns dos artitas que mais se destacaram no Cubismo foram: Pablo Picasso, Braque, Albert Gleizes,  Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.   
O cubismo pode ser classificado em duas etapas, sendo elas:

    • Cubismo Cézanniano (1907-1909): período em que grande parte das obras, pertenciam a Paul Cézanne.

    Les demoiselles d'Avignon de Pablo Picasso










    • Cubismo analítico (1910-1912): Marcado pela dificuldade presente em se analisar as obras dessa época, destacando-se pela presença das obras de Picasso e Braque.








    • Cubismo Sintético (1913-1914): Se caracteriza pelo uso colagem para compor suas obras.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário